Tutorial de Cosplay - Virgo

| domingo, 17 de novembro de 2013
Olá!
O segundo cosplay que fiz foi da Virgo... E não foi bem um cosplay, foi mais um cospobre mesmo, porque eu estava total sem grana e tinha que sobrar pra comprar mangá =P
Mas não ficou de todo ruim e postarei o tutorial aqui =)
Eu particularmente gosto bastante da virgo, porque ela é como uma empregada totalmente inexpressiva que consegue me matar de rir kkk ainda mais quando ela aparece do nada e pergunta se está na hora do castigo :3

Vamos lá:

PASSO 1- Vestido preto
No vestido eu usei cerca de 2m de oxford preto (porque oxford é um tecido super barato e fácil de trabalhar), além de zíper invisível preto e linha preta...
Eu segmentei o vestido em duas partes. Uma delas é como uma blusa curta que vai até a cintura, com abertura com zíper pelas costas, e a outra é a saia.

Para fazer a parte da blusa eu peguei uma camiseta que eu tenho, de um tecido pouco elástico, pra que não interferisse quando eu fosse contornar a forma dela com canetinha num jornal. E foi isso que eu fiz, eu coloquei ela sobre um jornal e contornei e.e

Quando eu fui recortar, dobrei o desenho no meio e escolhi o lado que ficou com a forma mais bem feita e cortei somente aquela metade. Quando eu fui transferir para o tecido, para fazer a parte frontal eu dobrei o tecido de forma que quando eu cortasse o molde e abrisse a dobra, ficaria perfeitamente simétrico.





(Desculpe a qualidade da foto, câmera do meu celular é uma carroça e.e e não ficou tão simétrico assim...)

 Para fazer as partes traseiras eu copiei separadamente duas partes do molde (virando o papel ao contrario pra fazer um lado oposto). Eu retirei a parte "decotada" ao copiar o molde, porque essa gola não é tão cavada nas costas.

(Essas sobras marcadas em branco são pra me lembrar de que eu preciso deixar sobras na hora de cortar para costurar, porque eu me esqueço com frequência ^^ faço isso com giz de quadro, sai lavando e.e na verdade sai se passar a mão demais...)

As peças sobrepostas ficaram assim:



Então, agora é só costurar as laterais e essa partezinha de cima (à mão, à máquina, como for...). Depois disso vem a parte mais difícil da parte superior, que é colocar o zíper invisível. Penei muito nisso, tiver que costurar e descosturar várias vezes ^^ mas eu consegui no fim colocar (ainda não muito bem) mas coloquei depois de ver alguns videos... E esse zíper tem que ser um pouco maior que o comprimento que você deixou nas costas para que você possa vestir.

Um zíper grande :3

Vou deixar esse de exemplo, mas existem vários no youtube. Pode pular para 0:45 para começar a parte do zíper... E ah, o alfinete é realmente muito importante pra não fazer bobagem como eu fiz.


As mangas são feitas com a forma de um trapézio isósceles, onde a base menor do trapézio deve ter um comprimento mínimo que dê para costurar e tampar todo o "buraco" de enfiar o braço que tem a blusa hehe. A parte da base maior deve ter pelo menos o dobro do comprimento do seu "muque" que é onde a manga deve ficar mais ou menos. Enrole a fita métrica em volta do seu braço sobre muque enquanto força o músculo para obter a medida mais larga do seu braço.


Quando for montar a manga, os seguimentos CA e DB deverão ser costurados uns nos outros, o seguimento CD deve ser preso ao espaço destinado com "embebimento" (o vídeo explica como é, e lembre-se dos alfinetes!). O seguimento AB será franzido, de forma a ter o tamanho aproximado do comprimento do seu braço (aquele que eu falei pra medir). Ficará mais ou menos assim:


Vídeo explicativo: http://www.youtube.com/watch?v=e2iXN5DKhmU

Para finalizar, corte umas tiras do tecido para fazer o acabamento da base da manga... Para saber como clique aqui. Eu adaptei o meu vestido a partir desse tutorial hehe

Esse é um bom momento para vestir essa parte superior e verificar se ela ficou certa, porque depois disso vem a parte da saia e acabou =) se tiver algo errado é só descosturando e costurando de novo pra ficar certo =s

Vamos para a saia ~~~~/o/ é a parte mais fácil (acho)
aprendi no tutorial acima, mas também com esse  e principalmente esse.
Só vai precisar das medidas da cintura e do comprimento da saia. Considere a cintura como a largura da base da blusinha superior. Para ficar mais rodada, aumente bastante essa medida e na hora de pregar à parte superior é só franzir até atingir o tamanho certo.

Então você divide o valor encontrado para a cintura por 3 e soma o comprimento da saia. Com esse novo valor, pegue o tecido e dobre-o no meio de forma que se possa formar com cada metade um quadrado que tenha esse comprimento.

Com o tecido dobrado, mantenha a fita métrica presa a uma extremidade em que esteja a dobra e vá traçando linhas diagonais que tenham o valor de comprimento citado, e marcando também nessas linhas o valor de 1 terço da cintura.



(O vidro de cola era só pra manter a fita fixa, mas não adiantou muito, como podem ver =s)

Lembre-se de cortar deixando uma pequena sobra para bainha e para costurar a parte superior á saia. Ou seja: não como eu fiz, o que acabou por encurtar a saia.


Essa imagem é só de um "quadrado". Abrindo temos um semi circulo mais ou menos.
Então, juntamos as duas partes (blusinha e saia) franzindo um pouco a saia se tiver deixado o comprimento da cintura com sobras. Depois fechamos atrás (que é onde deve ficar as extremidades correspondentes ao "raio do semi círculo"), só que, como deve ficar uma sobra do zíper para além da blusinha, a parte da sobra do zíper deve ser costurada também nessa parte de trás da saia. Feito isso, é só dar bainha...

Para ficar mais agradável de vestir, faça overloque, chuleie, ou como eu faço no improviso, na falta de uma máquina que execute essas funções, passe um ponto de "zig-zag" nas partes com sobras internas... e as corte também =s Eu falo dessas sobras como na foto de exemplo:


Eu não tenho fotos nem tutorial da gola, simplesmente porque eu não fiz heuehe eu usei uma blusa social de manga curta por baixo do vestido para suprir a falta da gola. Onde ela deveria estar eu fiz um acabamento semelhante ao da manga.


Nessa foto eu estou sem a blusa por baixo e minha casa ta uma bagunça e.e 
Mas eu não sou tão imprestável assim, por isso vou deixar um tutorial de gola aqui .

Esse tutorial já ficou bastante grande. O avental, algemas e arquinho, que eu não tenho quase nenhuma foto :v ficam pra uma outra postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Prox Ant
▲Top▲